domingo, 1 de junho de 2014

A história da Energia

Visita ao museu da Coelba no dia 17 de Maio de 2014 promovida pelo Colégio Super Star e organizado pelo professor de física Arivaldo, tendo como guia funcionários do Museu da Coelba.


Desde os primórdios o Homem necessitou de energia para viver e essa foi a característica fundamental para seleção das espécies. O chamado "homem das cavernas" a partir da descoberta do fogo - a primeira fonte de energia conhecida pelo ser humano - modificou em alguns aspectos seu cotidiano. O fogo pôde ser usado para proteção de animais a noite, do frio e a obtenção de alimentos assados.

A descoberta do fogo foi um marco evolutivo na vida do homem, e com o passar do tempo, apenas essa fonte como energia utilizada não era mais o suficiente e logo surgiu a utilização da biomassa. 

A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica - animais e vegetais - que produzem metade, utilizado para a obtenção de energia. A energia de biomassa é renovável, e garante o baixo custo, facilidade de armazenamento e transporte, reaproveitamento dos resíduos, alta eficiência energética e menos gases poluentes. 
Nos anos que compreenderam o século XIX, com a revelação da tecnologia a vapor, a biomassa passou a ter papel primordial também para obtenção de energia mecânica com aplicações em setores na indústria e nos transportes. A despeito do início da exploração dos combustíveis fósseis, como o carvão mineral e o petróleo, a lenha continuou desempenhando importante papel energético, principalmente nos países tropicais.



Na Idade Média estabeleceu-se um importante princípio mecânico através da criação do eixo de manivela, que possibilitou a obtenção, a partir do movimento circular, de movimento linear. Desse modo, era possível projetar e acionar bombas. A energia hidráulica satisfez as necessidades da sociedade por séculos e, através dela, houve aprimoramentos para sua utilização até mesmo nos dias de hoje.


Com a chegada da Revolução Industrial, uma nova fonte de energia passou a ser utilizada; o carvão. E então surgiram tecnologias a partir dessa fonte como máquinas nas fábricas, o que desencadeou um sério problema social; o desemprego acentuado e o trabalho infantil e feminino de forma explorativa. 

A iluminação no Brasil, dada inicialmente pelo fogo na cultura dos índios, surgiu com o crescimento das cidades fundadas por portugueses que trouxeram da Europa as formas de iluminação utilizadas, como a lamparina à base de óleos vegetais ou animais. As técnicas se aprimoraram e, com pouco tempo, foi implantado no Brasil a iluminação a gás, até que, com a presença de usinas termoelétricas, surgiu a iluminação elétrica no Brasil por volta de 1883.
A iluminação pública foi importantíssima para as cidades, em virtude do crescimento da urbanização e dos problemas gerados por esse crescimento, como a falta de infraestrutura nas cidades (esgoto, água tratada).

Atualmente, a falta de iluminação pública nas ruas contribui bastante para a prática de crimes, e falta de segurança da população das cidades. 

Grace Kelly

Nenhum comentário:

Postar um comentário