
GERADOR DE VAN DE GRAAFF
Um gerador de Van de Graaff é uma máquina eletrostática que foi inventada pelo engenheiro estado-unidense descendente de holandeses, Robert Jemison van de Graaff por volta de 1929. Ela é capaz de armazenar grande quantidade de eletricidade estática.
Uma correia de borracha, gira atritando-se com uma escova; a correia perde elétrons e fica carregada positivamente. O movimento da correia leva carga positiva para a esfera de metal.
A esfera acumula carga elétrica positiva, até atingir altas tensões elétricas. O campo elétrico perto da esfera fica intenso, atrai materiais,e podem produzir faíscas.
Está Versão pequena do gerador de van de graff , produzem o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que conseqüentemente se repelem.
Chispa trepadeira (arco voltaico)
Um transformador de alta tensão forma um grande campo elétrico entre as hastes metálicas.
Este campo acelera elétrons livres no ar a tal ponto que, ao bater com as moléculas próximas, provoca uma ionização, liberando outros elétrons que serão acelerados.
Assim, o ar deixa de ser isolante, passando a conduzir a eletricidade.
A descarga elétrica aquece o ar em seu redor, como o ar quente tende a subir, a descarga o acompanha.
Este experimento, foi muito explorado no cinema para ilustrar os laboratórios de "cientistas malucos" como o Dr. Frankenstein.
O que faz um material conduzir eletricidade são os elétrons, o que torna a melhor liberação e movimentação deles são os elétrons livres. A facilidade de condução de energia dos metais, é por eles possuírem elétrons livres. Todos os metais tem facilidade de conduzir eletricidade, diferente dos não metais. O melhor condutor, é a prata, porém o ouro não oxida.
Exemplos de isolantes térmicos são o plástico, a madeira e borracha. Exemplos de bons condutores são o cobre, latão e alumínio.
A conversão eletromagnética de energia relaciona as forças elétricas e magnéticas do átomo com a força mecânica aplicada à matéria, assim, a energia elétrica pode ser transformada em energia mecânica e a energia mecânica pode ser transformada em energia elétrica. Exemplo disso, a bicicleta onde a energia mecânica do corpo produz eletricidade através de um alternador (dínamo)
Ariadne Medeiros
Matheus Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário