sexta-feira, 6 de junho de 2014

Período Colonial em Salvador

Salvador se ergueu sobre uma colina, repetindo a tradição portuguesa de implantação de cidades. Como foi a primeira capital do Brasil tinha função de porto de apoio as rotas. Foi dividida em cidade alta com as igrejas, os edifícios públicos e os engenhos,escolhida para defesa, alem da Cidade Baixa onde se situavam as casas mais simples, escolhida para implantação de comercio considerado a maior proximidade do mar. 

Casarios do Centro Histórico, Pelourinho
A história do bairro soteropolitano está intimamente ligada à história da própria cidade,composto por ruas e monumentos arquitetônicos da época do Brasil Colônia que datam do século XVII até o século XIX. Ela esta situada no alto, perto do porto e com uma barreira natural, facilitando a defesa da cidade no período colonial. A palavra pelourinho corresponde a uma coluna de pedra localizada no centro da praça para castigar escravos no período colonial.
Praça José de Alencar

Entre as fachadas das igrejas analisamos as  influencias das formas jesuíticas na arquitetura.  A fachada da igreja de São Francisco existe duas torres e um frontão de curvas e contracurvas bastantes expressivas.
Igreja de São Francisco




Nenhum comentário:

Postar um comentário